Vantagens e Desvantagens para “The Black Hack”

Como prometido, eu desenvolvi um sistema simples de vantagens e desvantagens para The Black Hack, de forma a acomodar jogadores de RPGs mais modernos, sem quebrar o espírito de um jogo “Old School”.

Algumas desvantagens como ganância e preconceituoso foram deixadas de fora, para evitar conflitos entre jogadores, ou porque fazem parte da interpretação da personagem.

Regras de vantagens e desvantagens

Durante a criação da personagem, os jogadores recebem 1 ponto de vantagem. Nos níveis 3, 6 e 9, os jogadores recebem 1 ponto adicional para gastar em vantagens.

Pontos adicionais para vantagens podem ser obtidos mediante a escolha de desvantagens, mas somente durante a criação da personagem. Desvantagens e outros problemas adquiridos durante o jogo não resultam em pontos adicionais para vantagens.

Cada ponto de desvantagem equivale um ponto de vantagem.

Jogadores não podem obter mais que 2 pontos extras através das desvantagens. Pontos de vantagens não utilizados podem ser guardados para serem utilizados em um momento posterior, quando a personagem subir de nível.

VANTAGENS DE 1 PONTO:

Duelista: +3 de dano com uma arma escolhida.

Entusiasta bélico: +1 de dano com armas similares entre si (espadas, machados, maças ou arcos).

Tocaia: ataques à distância contra oponentes surpreendidos são feitos com Vantagem.

pbh_best-camo-patterns-by-region_a

Queima-roupa: ataques à distância contra inimigos que estejam Perto são feitos sem Desvantagem.

Main-gauche: ao lutar com duas armas, adicione +2 à Força quando estiver defendendo.

Fúria Luddita: +4 de dano em ataques corpo-a-corpo contra golens e objetos inanimados.

luddite

Poluidor: +4 de dano em efeitos mágicos contra plantas e monstros vegetais.

Band-aid ambulante: +2 pontos de vida regenerados a cada magia de cura conjurada.

Herdeiro: começa o jogo com 3d6 x 50 moedas.

Mente sobre matéria: uma vez ao dia, Vantagem em um teste de Sabedoria/Inteligência para reter uma magia qualquer.

Magia Gourmet: uma vez ao dia, um teste de Sabedoria/Inteligência para reter uma magia previamente selecionada é automaticamente bem-sucedido.

Papabúrguer: escolha uma tarefa delicada de Ladrão. Uma vez ao dia o teste de habilidade sobre esta tarefa é automaticamente bem-sucedido.

Telecatch: ataques desarmados ou com armas improvisadas usam o mesmo dado de dano armado da classe.

triple-h-kane-wrestlemania

Tite: a personagem tem um mentor/professor/patrocinador que pode dar conselhos ou informações em troca de favores.

Aficionado: escolha uma atividade intelectual ou física (ex.: Equitação, pesquisa bibliográfica, culinária). Testes de atributo para esta atividade são feitos com vantagem.

Rei/Rainha do Camarote: você conhece todos os bares, pousadas, botecos e salões de baile da região, e como fazer para entrar neles.

Escoteiro: role duas vezes em tabelas de encontros aleatórios, e escolha o resultado menos perigoso.

Eike: a personagem tem laços com a classe dominante local, e pode usá-los em seu favor, em troca de favores e missões a serem cumpridas.

Sortudo: rolagens de 1 ou 2 causam dano crítico.

Fura-bucho: o dano crítico é triplicado numa rolagem de ataque igual a 1.

Esponja Arcana: uma vez ao dia, um Conjurador terá um sucesso automático no teste de Inteligência para evitar danos ou efeitos de feitiços ou dispositivos mágicos.

Filho de Mino: Vantagem em testes de qualquer atributo para não ficar perdido.

Magia grudenta: a duração de magias conjuradas é dobrada.

Duro como pedra: escudos e armaduras dão +1 Ponto de Armadura adicional.

Shieldmaiden

Semente de Merlin: escolha uma magia de Conjurador de 1º nível. Ela pode ser conjurada uma vez ao dia.

Prece: escolha uma magia de Clérigo de 1º nível. Ela pode ser conjurada uma vez ao dia.

Birl: sucesso automático em um teste de Força por dia.

Crossfit: uma vez ao dia, tem sucesso automático em um teste de Constituição relacionado a uma atividade extenuante  (ex.: correr, escalar, nadar).

Vingativo: escolha uma espécie inimiga. +2 em todos os testes de atributos em oposição ao inimigo escolhido.

Anomalia: escolha um atributo, e gere-o novamente rolando 2d20, escolhendo o melhor resultado.

Malabarista: pode fazer um ataque à distância com qualquer arma contra um inimigo Próximo.

 

VANTAGENS DE 2 PONTOS:

Luta suja: o dano de ataque é melhorado para o dado seguinte na sequência (ex.: um Guerreiro passa a usar 1d10/1d8 para dano armado e desarmado). Pode ser comprada várias vezes para acumular os benefícios.

Corpo fechado: PV Inicial e PV Por Nível é melhorado para o dado seguinte na sequência (ex.: um Ladrão começa com d8+4 pontos de vida). Pode ser comprada várias vezes para acumular os benefícios.

Fúria assassina: se cair para metade dos Pontos de Vida máximos durante um combate, todos os ataques corpo-a-corpo são feitos com Vantagem e dão +2 de dano. É obrigado a atacar pelos 10 Momentos seguintes após ficar furioso (se não houver inimigos, deve atacar os aliados).

Amizade colorida: tem um aliado de mesmo nível da personagem, que pode vir ao socorro em determinadas circunstâncias.

Baixinho invocado: para qualquer teste de atributo contra um Inimigo Poderoso, considere o dobro do nível da personagem.

3980657

Abençoado: escolha um Atributo adicional. Quando subir de nível, role duas vezes para este Atributo como se ele fosse um Atributo de classe.

Telê Santana: como “Tite”, mas os conselhos e ajuda são melhores.

Muquirana: role qualquer dado de uso com Vantagem.

Duro de matar: sempre que necessário, role na tabela de “Fora de Ação” e escolha o melhor resultado.

duro-de-matar

Radiante: todas as tentativas de banir mortos-vivos são feitas com Vantagem. Pode acumular com Farol da Esperança.

Faro da Esperança: pode banir mortos-vivos que estejam Longe. Pode acumular com Radiante.

Fúria Arcana: escolha uma magia. Ela passa a dar o dobro de dano.

Potência Arcana: uma vez por dia, todas as rolagens exigidas por uma magia geram o resultado máximo (ex.: Confusão afetará 12 alvos).

Transcendência: uma vez ao dia, num descanso a personagem cura o máximo de pontos de vida relacionados à classe.

Casca-grossa: passa a ter 2 Pontos de Armadura natural.

Gato guerreiro: a personagem possui um animal de inteligência excepcional, com DV igual à metade do seu nível (ex.: um guerreiro de 2 nível tem um lobo de 1 DV).

gato-guerreiro-battle-cat-masters-of-the-universe-he-man-1

Licantropia: pode se transformar no animal escolhido uma vez por dia, com duração de 10 minutos por nível.

 

VANTAGENS DE 3 PONTOS

Força do Zebu: Vantagem em todos os testes de Força.

Destreza da Ariranha: Vantagem em todos os testes de Destreza.

download

Constituição de Jacaré: Vantagem em todos os testes de Constituição.

Inteligência do Boto: Vantagem em todos os testes de Inteligência.

Sabedoria da Capivara: Vantagem em todos os testes de Sabedoria.

Carisma do Mico: Vantagem em todos os testes de Carisma.

Águia gigante: tem um aliado com o dobro do nível da personagem, que pode vir ao socorro em determinadas circunstâncias.

Enciclopédia ambulante: dobra a carga mágica disponível para as magias de maior nível que o Conjurador/Clérigo pode utilizar quando comprar esta vantagem.

Príncipe/Princesa: você é membro da classe dominante local, e provavelmente é o próximo na linha de sucessão.

franz_ferdinand_gavrilo_p-485561

 

DESVANTAGENS DE 1 PONTO

Obssessivo: escolha um comportamento desagradável. Role Sabedoria com Desvantagem para não engajar nele.

Caducando ou engatinhando: a personagem é muito mais nova ou muito mais velha do que o normal para a Classe. Pode ser alvo de preconceito por conta disso.

81+TPISBT4L._SY355_

Glutão: role o dado de uso relacionado a qualquer alimento com Desvantagem.

Persona Non Grata: adquiriu o desprezo da classe dominante, que passa a trabalhar contra você.

Saboroso: criaturas carnívoras sempre atacam a personagem primeiro.

Inimigo mortal: a personagem é caçada por uma criatura de 3 DV.

Fedido: a personagem cheira muito mal. Criaturas que dependem de olfato tem facilidade em encontrá-la.

Escaras malditas: poções e magias de cura tem o efeito reduzido pela metade.

Insônia: ao descansar, cura apenas metade dos pontos de vida rolados.

http_prod.static9.net.au_mediaNetworkImages201805281304180528_nh_insomnia

Trapo humano: escolha Força, Destreza ou Constituição. O Atributo é permanentemente diminuído em 2.

Miolo mole: escolha Inteligência, Sabedoria ou Carisma. O Atributo é permanentemente diminuído em 2.

Inútil: ao subir de nível, role apenas uma vez para todos os Atributos.

Crise de fé (apenas Clérigo): role com Desvantagem nos testes de banir morto-vivo.

Derrotista (apenas Guerreiro): recupera apenas 1d4 PV por hora, quando em combate.

Misericordioso (apenas Ladrão): o dano para ataques por trás é reduzido para 1d6/1d4 + nível de Ladrão.

Mau aluno (apenas Conjurador): começa com uma única magia de 1º nível.

 

DESVANTAGENS DE 2 PONTOS

Tapa-olho: perdeu um olho (supondo que deveria ter apenas dois). Defesas com base em Destreza e ataques à distância são feitos com Desvantagem.

Frágil: resultados de 19 ou 20 quando for evitar um ataque contam como Falha Crítica.

Molenga: triplica o dano sofrido em falhas críticas.

Fracote: Desvantagem em todos os testes de Força.

wimpy

Sedentário: Desvantagem em todos os testes de Destreza.

Exausto: Desvantagem em todos os testes de Constituição.

Obtuso: Desvantagem em todos os testes de Inteligência.

Impulsivo: Desvantagem em todos os testes de Sabedoria.

Babaca: Desvantagem em todos os testes de Carisma.

Muito saboroso: role duas vezes em qualquer tabela de Encontros Aleatórios, escolhendo o pior resultado.

Freddy Krueger: uma criatura de 6 DV está caçando a personagem.

Caçadores caçados: uma organização está à procura da personagem, e irá enviar mercenários/ninjas/assassinos em seu encalço.

smbp2

Bushido: a personagem deve observar um estrito Código de Conduta, ou cometer suicídio.

Mutação medonha: um Atributo é reduzido em 4 pontos, e a personagem adquire uma característica horrenda. Interações sociais ficam mais difíceis.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s